Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Suzano, São Paulo, Brazil
É praticamente impossível afirmar quem se é, pois as mudanças ocorrem incessantemente em nossas vidas e nos transformam a cada segundo, o que posso afirmas com convicção é que não sou a mesma de antes e nem serei a mesma futuramente, sendo assim a unica maneira de me descrever é utilizando os papeis sociais nos quais estou inserida... Então vamos lá...meu nome é Giselle sou formada em psicologia e atuo na área social, tenho um humor extrovertido e sou uma pessoa Apaixonada! Pela vida, Meu Maridão, pais, meus irmãos, minha família, meus amigos, meu trabalho e é claro pelo meu Timão Corinthians. Me apaixono e me encanto a cada dia por tudo que me cerca, tenho a mania de confiar nas pessoas o que algumas vezes pode gerar algumas decepções mas de forma geral eu tenho ótimos amigos! enfim hoje por enquanto essa sou eu....

Petição

Acelerador

sábado, 7 de janeiro de 2012

Dependência de Internet

Vocês sabiam... 


....que dependência de internet pode ser considerada como uma doença?
E que existe um departamento no Hospital das Clínicas para tratamento dos “dependentes"?

Que passar muito tempo online, se distanciando cada vez mais do que chamamos de "vida real" não é algo normal isso, acredito eu, que todos concordam, mas, o que algumas pessoas não sabem é que isso pode prejudicar muito a vida sociofamiliar do individuo, e que o mesmo muitas vezes nem se da conta de que tem um problema e que nesses casos cabe à família e/ ou amigos buscar ajuda...
Bem, mas não é por isso que vamos "rotular" todos que passam muito tempo online como "dependentes" ou "viciados" em internet é preciso um diagnóstico que incluem a análise de vários fatores e para ser classificado como uma doença. É preciso avaliar a Intensidade (quanto tempo online), Interferência (o quanto esse comportamento tem interferido na sua vida, estudos, trabalho, relacionamentos) e Duração (há quanto tempo isso vem ocorrendo, semanas, meses) Enfim, se uma pessoa é vamos dizer "Conectada", mas possui uma vida social fora da rede, não tem problemas no trabalho ou nos estudos por isso, não podemos classificar como doença...

Mas, caso reste alguma dúvida segue abaixo uma descrição retirada do site: http://www.dependenciadeinternet.com.br/ no qual é possível fazer o teste online para medir o seu nível de dependência.


DEPENDÊNCIA DE INTERNET



 A Dependência da Internet manifesta-se como uma inabilidade do indivíduo em controlar o uso e o envolvimento crescente com a Internet e com os assuntos afins, que por sua vez conduzem a uma perda progressiva de controle e aumento do desconforto emocional. 
Com efeitos sociais significativamente negativos, os indivíduos que despendem horas excessivas na Internet, tendem a utilizá-la como meios primários de aliviar a tensão e a depressão, apresentam a perda do sono em consequência do incitamento causado pela estimulação psicológica e a desenvolver problemas em suas relações interpessoais. Além disso, os dependentes usam a rede como uma ferramenta social e de comunicação, pois têm uma experiência maior de prazer e de satisfação quando estão on-line, podendo este ser um fator preditor para a dependência.
Nesta vertente, alguns estudos consideram a sensação subjetiva de busca e/ou a auto-estima rebaixada, timidez, baixa confiança em si mesmo e baixa pró-atividade como outros fatores preditores para o uso abusivo da Internet.

Critérios de dependência de Internet
Apresentar, pelo menos, 5 dos 8 critérios abaixo descritos:

(1) Preocupação excessiva com a Internet;
(2) Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para ter a mesma satisfação;
(3) Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet;
(4) Apresentar Irritabilidade e/ou depressão;
(5) Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional);
(6) Permanecer mais conectado (on-line) do que o programado;
(7) Ter o Trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo;
(8) Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas;

Tipos de Dependência

 
E-mails, chats (salas de bate-papo), jogos on-line, compras, sites com conteúdo especifico (eróticos, de relacionamento, bolsa de valores, busca de informações e etc.). 

Nenhum comentário: